5 Características de Uma Igreja

church

Definições da Igreja

As definições da igreja podem ser confusas. É por isso que a pergunta “O que torna uma igreja uma igreja?” é uma pergunta importante a fazer! Na seção anterior, examinamos as duas principais metáforas no Novo Testamento usado para descrever a igreja; o Corpo de Cristo e a Família de Deus. Agora nós queremos considerar a função da igreja. Isso nos ajudará a entender melhor qual é a ideia de Deus do que é a igreja.

Igreja Nas Casa ou Ponto de Pregação?

Muitas organizações missionárias fazem relatórios de final de ano sobre a plantação de igrejas e

progresso do discipulado. Eles querem saber quantas novas igrejas foram plantadas em cada ano para que eles possam celebrar o que Deus fez e relatar com precisão o que está acontecendo. Quando eles fazem esses relatórios, eles deparam com uma pergunta – Qual é a diferença entre uma igreja e um ponto de pregação? Embora um ponto de pregação possa acontecer semanalmente, tenha participantes regularmente e uma mensagem do evangelho, a menos que a maioria dos principais elementos da igreja descritos neste e-book esteja presente, ela não pode ser classificada como uma igreja.

Outra questão surge,  Quando um estudo bíblico ou uma célula de oração se torna uma igreja? o que

precisa acontecer para chamar isso de igreja? Precisamos responder a esta pergunta. Não apenas para o propósito de nossos relatórios, mas para multiplicar efetivamente as igrejas como Deus deseja.

Pistas do Livro de Atos

Uma boa passagem da qual podemos extrair pistas sobre como a igreja deve funcionar é encontrada no capítulo 2 de Atos. É aqui que a primeira igreja é descrita.

41 Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas.

42 Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.

43 Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos.

44 Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum.

45 Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade.

46Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração,

47 louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos. Atos 2:41-47 (NVI)

Nesta passagem, vemos dez funções principais da igreja.

  1. BATISMO

Quando as pessoas se convertem, é responsabilidade e função da igreja batizá-las.

Ao longo do livro de Atos e continuando por todo o Novo Testamento, vemos que os cristãos locais

batizavam aqueles que levaram à fé. Uma igreja saudável e funcional adiciona membros e

batiza frequentemente novos discípulos.

  1. ENSINO

Sempre que a igreja se reúne, precisamos nos alimentar da palavra de Deus – particularmente os ensinamentos de Jesus e dos apóstolos. Essa foi a prática do Novo Testamento. Às vezes eles liam as cartas de Paulo, outras vezes as histórias da vida de Jesus eram recontadas. A Palavra de Deus precisa a parte central da vida de uma Igreja.

  1. COMUNHÃO

Comunhão é uma palavra religiosa usada em excesso. Que significa: amizade, companheirismo e  interação .social.  As igrejas que estão funcionando bem, encorajam e abrem espaços para essas

por esta. Às vezes acontece organicamente. Às vezes, sistemas que facilitam o desenvolvimento dessas amizades precisam acontecer. Se a igreja está “sendo a igreja”, ela será composta de pessoas que se chamariam amigos.

  1. SINAIS E MARAVILHAS

Na igreja do Novo Testamento, sinais e maravilhas eram comuns. Os crentes comuns impuseram as mãos sobre os doente e os viu se curar. Os discípulos encontraram demônios e os expulsaram. Havia demonstrações milagrosas do amor e poder de Deus. As igrejas funcionam da maneira do Novo Testamento quando elas abrem espaço para a atividade sobrenatural do Espírito Santo de Deus. As vidas são transformadas, e milagres – grandes e pequenos – acontecem regularmente.

  1. CEIA DO SENHOR – PARTIR O PÃO

Embora muitas igrejas hoje pratiquem a tradição de pastor ou sacerdote celebrando a ceia do Senhor, no Novo Testamento, isso foi feito nos lares por crentes comuns. Jesus nos instruiu a “fazer isso em lembrança de mim ”(1 Cor 11:24). As igrejas nas casas, sem o clero ordenado presente, às vezes falham em celebrar esta cerimônia importante e significativa. Eles esperam por uma reunião maior, onde uma pessoa “qualificada” possa celebrar a comunhão. Celebrar a ceia do Senhor regularmente cumpre o mandamento de Jesus e é responsabilidade de toda igreja, grande ou pequena.

This is not to criticize our own churches, but as we consider how to multiply the types of churches that will grow rapidly, we need to stop and consider what changes may need to be made. Do you have a few things in mind? Great! Then let’s look at the next five elements of early church life in Acts.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *